Caros alunos do 3º B e C do Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos, ano 2010, este é um espaço de troca e socialização das aprendizagens e atividades desenvolvidas na disciplina de Sociologia, ministrada pela professora Laiza Miranda. Sejam bem vindos!

domingo, 18 de julho de 2010

Lei da palmadinha

Caros alunos, como esse assunto tem sido uma polêmica na última semana, resolvi trazê-lo para discutirmos em sala de aula. Após a visualização do vídeo do Balanço Geral e da leitura da reportagem da revista Veja, deixe aqui registrado a sua opinião sobre o projeto de lei que complementa um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe qualquer castigo físico nas crianças.

30 comentários:

  1. Nós somos contra a antipalmadinha, por que se os pais não derem nem uma palmadinha em seu filho ele crescerá rebelde e pode ate querer bater na cara de seus propios pais, e alguns entra até em caminho errado. Mas também pais nemnhum deve abusar do filo batendo para machucar por que filho algum é saco de pancada.
    mas só que é com a surra que a gente leva dos pais que nós apredemos a ser cidadão.

    ALUNOS:JADSON ARAUJO E UELTON MENDES.

    ResponderExcluir
  2. Nos somos contra a lei antipalmadas pelo fato das crianças se tornarem chantajistas. Pelo motivo das palmadas mesmo se elas não estão apanhando elas dizem que estão.
    Pelo outro fato elas, não respeitam os outros pelo qual eles sabem que não vão apanhar.

    Alunos: Amanda, Gisely, Tamires Oliveira 3ºB

    ResponderExcluir
  3. somos contra a lei antipalmada.
    Muitas vezes tém crianças que são rebeldes e desobediente e acontece que os pais tentam amenizar esses plobemas atraves de dialgos,fazendo com que eles se entendam melhor as situasoês, mas tém muitas dessas crianças que não obedecem. Por isso os pais e principalmente a maê se arrisca dando uma palmadinha . Uns nem se incomodam, mas outros se sentem na pele e persebem que ha algo errado.Assim muitas delas obedecem as pessoas.
    Sabem-se que não devem maltratar as crianças, como espancamento con cinto, chicotes etc.Pois alem de ser uma grosseria,a pessoa que cometer esses tipos de violência pode ser punido ou preso pela justiça por muitos anos. O maltrato não pode acontecer com as crianças, pois isso deixará sequelas e mágoa, mas umas palmadinhas de leve não tem problema.

    IRINEU, MARIA CLEIDE E JACIARA MENDES 3 B

    ResponderExcluir
  4. Nos somos contra essa lei; Alem de interferir na autonomia dos pais em educar seus filhos, pode servir como uma ferramenta de chantagem usada por filhos problematicos ou que querem se ver livres dos pais. Outro ponto é a fiscalização, a policia terá direito de invadir a casa de um pai de familia que deu um tapinha em seu filho? Claro que esse tapa tem de ter uma força moderada; Aqueles que deixam marca pelo corpo, olho roxo já é agressão e agressão é crime.

    ALUNOS: VAGNER ANGELO, UEDSON e TATIANE 3° B

    ResponderExcluir
  5. Eu sou contra a anti-palmaldas, porque se os pais não derem, nemhuma palmada em seus filhos eles crescera relbeldes, podem praticar algo contra as leis e até mesmo contra seus proprios pais.
    Ninguem aprende tudo com surra mas uma grande parte so aprende com surra, e aprende a ser um cidadão do bem.

    COMENTARIO:VAGNER SILVA. 3ºB

    ResponderExcluir
  6. Somos contra essa lei em que os pais não pode dá palmadinhas nas crianças.pois os pais é quem cuidam e ensinam os filhos, na verdade os pais são os primeiros professores na vida de uma criança.E as vezes as crianças mesmo sendo pequenas fazem coisas erradas, e atraves do dialogo elas não obedecem emtão eles tem que dá umas palmadinhas de vez em quando.Mas os pais só não podem é maltratalas com as palmadinhas.

    COMENTARIO: FLÁVIO E ALESSANDRA. 3ºB

    ResponderExcluir
  7. Somos contra, porque quem deve educar os filhos são os pais, não os governantes. Muitas vezes o dialogo não resolve, por isso achamos que a palmadinha as vezes pode resolver alguma coisas, mas não é espancar! Porque isso deixa marca nessa criança, no so no fisico mas tambem em seum psicologico.

    Alunos:José Novaes,Daniela,Mª Aparecida Ribeiro-3° B

    ResponderExcluir
  8. nós é a favor sim,porque tem pais que em vez de educarem seus filhos de forma mais civilizada prefere espanca-lo como se não fosse nada demais,eles pensam que estão educando,mais isso passa a ser um tipo de agressão na qual os agressores são seus próprios pais.E passa a ser uma agressão para o proprio filho,quando ele crescer ele pode bater no colegas de escola.Aluno;Edivania,Jorge e Luiz Carlos 3ºB

    ResponderExcluir
  9. Nós somos contra a lei antipalmada, porque muitos pais batem ou dâo algumas palmadas nos filhos inocentimenti e não sabem que existe esta lei. achamos errado os pais baterem para deixar marcas, so que como irá ficar os filhos que ja são rebeldes sabendo desta lei, que protejem contra palmadas, eles ficarão mais ofencivos e farão chantagens desobendecendo ainda mais os pais.
    Agora esta em vigor esta lei, e como será punido os pais que desobedecer as leis, e os filhos como irá reagir diante desta situação, muitos não saberão o que fazer com isso enfrentaram os pais e ameaçaram por qualquer tapinha que levar mesmo que seja uma maneira educativa como reação dos pais.


    Alunos= Janicleia, Tamires Mendes e Beatriz 3B

    ResponderExcluir
  10. Nós somos contra a lei antipalmada, porque alguns tapas não deixará ninguen tralmatizado.
    O que não deve fazer é espancar ao ponto de deixa-los com consequêcias.
    ALUNOS:Rosivane,Inês e Edilane 3ºB

    ResponderExcluir
  11. Nós somos contra a lei antipalmada, porque as vezes só reclamar não resolve, e com a palmada a criança ja fica com medo. Aliás a palmada não sendo pra machucar não á problema algum,com essa lei,a criança vai sentir mais liberdade para fazer o que quer,pois ela vai achar que os pais vão só dar um castigo qualquer ,e acima de tudo hoje não tem mais criança besta e elas podem até chantajiar os pais,dizendo que vai falar pro conselho tutelar.Por isso não concordamos com essa lei antipalmada.
    ALUNOS:FABIANA,MICHELE e JEANE 3ºB

    ResponderExcluir
  12. Nós somos a favor, porque muitas vezes, os pais esageram nos tapinhas, e não é os tapas que educa as crianças e sim o bom conselho, o apoio e o carinho,porque quem bate em uma criança está ensinando a bater. As pessoas devem por limites aos filhos, apenas com conversa e quando necessário uma voz mais severa, assim a criança aprende a conhecer seus limites.

    Alunos:Iolanda,Dalvania,Jaciara Braga e Leidivânia 3ºB

    ResponderExcluir
  13. nós somos a favor, porque uma criança quando apanha ou recebe palmaldas dos pais, ela cresce mais inginorante, mais brava, e uma simples maneira de educar o filho, é com boas palavras, conselhos e ensinamentos, e somos completamente a favor dessa lei porque dar palmaldas em crianças, dependendo o lugar, pode causar danos a saúde dela, como por exemplo machucar os braços, ou até mesmo acontecer coisas mais piores.

    COMENTARIOS: MIGUEL, ZILDA E Mª APARECIDA SANTOS. 3ºB.

    ResponderExcluir
  14. Com relação a lei antipalmadinha não podemos dizer que somos a favor,e nem contra,porque pode ser bobm e tambèm pode ser ruim,só não podemos exagerar na palmada pois pode machucar.Ocorreto não è dá palmadas,e sim conversar e reclamar,mais as vezes com uma pequena palmadinha a criança entende muita coisa.só que a melhor de ensinar e educar uma criança é com amor e carinho e naõ agredindo,pois a violêcia não levará a lugar algum.
    Alunas:Eumária,Joseli e Sdineia 3ºB

    ResponderExcluir
  15. Nós somos contra e a favor das palmadas pois tem situações que pode se resolver a base do diálogo e outras só são resolvidas com a palmada,mas somos contra o castigo físico rigoroso.


    ALUNAS:ANDRESSA e TATIANE
    SÉRIE:3ºC

    ResponderExcluir
  16. Esse negocio de palmadinha ser errado, é um absurdo por que nem os pais não podem dar uma palmadinha educativa. acho que errado é bater para deixar marcas por que isso deixa a criança traumatizada e revoltada.mas um tapa educativo não tem nada a ver. do jeito que o mundo está hoje em dia, é melhor parir e deixar na prisão por vão crescer filhos rebeldes e cheio de querer.
    diga não á lei da palmadinha
    alunos: maria elen e michel,TERCERO C

    ResponderExcluir
  17. Os unicos que devem interferir na educaçao dos seus filhos são os pais assim como bater nao educa uma palmadinha tambem nao mata. no Brasil existem varias leis que nos restringe de fazer varias coisas nao beber enquanto dirige nao matar,nao roubar etc... Na maioria das vezes nao resolve nada nao é de leis que precisamos mas sim de educaçao e respeito o resto é fichinha.ALUNA SHEILA E ELIANE serie 3 c

    ResponderExcluir
  18. Nos somos contra a lei, porque jà existe uma lei que proibe os pais de maltratar os filhos,causando ematomas.So um tapinha no bubum de vez em quando nao tem problema nenhum acho essa lei absurda e desnecèssa
    ria. ALUNOS: PAULO HENRIQUE E GABRIEL 3º C

    ResponderExcluir
  19. Nós somos contra essa lei, porque não devemos criar nossos filhos de todo jeito devemos dá eles uma boa educação, as vezes é bom dá um tapinha não para espancar, mas para comportar. ex: sendo a favor dessa lei, o filho é criado de qualquer forma, como: ser ladrão,maconheiro e ele pensa que a mãe não vai bater por causa da lei e acaba sendo o que ele ou ela quer.

    Joelma jesus, Viviane 3ºc

    ResponderExcluir
  20. sou contra esta lei porque um tapinha de vez enquando nao faz mao a ninguem tem tantas lei no brasil que nao sao cumprida essa so vai ser mais uma . devemos educar nosso do jeito que achamos que e certo por que no brasil nao se respeita mas nada

    o que deveria ter era mais educaçao ivestir em saude
    essa lei vai ser como as otras por exemplo nao poder matar nem roubar entre outras essa lei so vai ser mais uma das lei como qualquer outra.

    aluna.jusciene3ºc

    ResponderExcluir
  21. na nossa opiniao chegamos a conclusao que para criança tem um bom coportamente ela presisasa receber uma boa educaçao dos pais que ja começa em casa.entao para nos nao e nessesario o uso da palmada e sim uma boa conversa.sabemos que com o comeso de uma palmada os pais se acostuma em bater frequetimento isso pode causar nao so agresao fisicamente como tambem traumatiza a criança tornando mais agressiva.alunas joJOELMA SOUZA e DAMARES.3ºC

    ResponderExcluir
  22. Na verdade somos os dois,contra e a favor.somos a favor porque tem varias pais que a acham que acham que a melhor maneira de educar os seus filhos é batendo,dando palmadas e nem sempre é assim,tudo bem que tem filhos que dão bastante trabalho e quando os pais vão ver ja deram umas palmadinhas, mas no lugar de bater deveria conversar com os filhos ou ate mesmo fazer cara feia como diz no proprio texto.
    E somos contra porque nem todos as pessoas vão cumprir essa lei,um bom exemplo são as pessoas da zona-rural, que costumam educar seus filhos pequenos com palmadas,não que na cidade não ocorrem isso pois ocorrem sim.
    Se por acaso as policias reberem uma denuçia eles deverão investigar para saber se é realmente verdade pois pode ser algum interesse em prejudicar o outro ou ate quem sabe,um filho querendo se ver livre da vigilançia dos pais.
    Nao sabemos se essa lei vai funcionar ou não, mas acho que vai diminuir a porcentagem de pais que aplica palmadas no filho.

    Mônica e Neurane3º

    ResponderExcluir
  23. Sou a favor da nova lei porque, não devemos da palmadas nem de leve em crianças.E sim tratar elas com muito carinho, respeito e amor para que elas venham nos tratar da mesma forma que nós a tratamos.

    Rosileide - 3º C

    ResponderExcluir
  24. Somos contra a lei da palmada,porque tem varias crianças muito teimosos e tem hora que é necessario dá uma palmada para impor limites à criança.Somos contra o espancamento,castigos físicos,sabemos que esse ato de violência deixa á criança traumatizada.Não vemos a palmada como algo errado e sim como uma forma de correção.

    CRISTIANA E SAMIRA 3ºC

    ResponderExcluir
  25. Muitos pais se apossam da indisciplina dos seus filhos para aplicar castigos fisicos,acho que o dialogo éa melhor opção e que quanto mas se castiga uma criança ou um adolescente mas indisciplinados eles se tornam.
    por isso sou completamente a favor da nova lei anti-palmadas, castigar não e educar.Palmadinhas em alguns alguns casos podem até ser relevantes,mas na maioria das vezes os pais passam dos limites na aplicação dessas palmadinhas,e em alguns casos elas podem ser vergonhosas e nos causar alguns danos psicológicos.
    por menor que seja a palmadinha qual a criança ou adolescente que não sesinta envergonhada ou acanhada ,quando apanha na frente de um amigo por exemplo, são situações como esta que a criança ou adoplescente se lembrara pelo resto da vida.

    Iara 3ºc

    ResponderExcluir
  26. Nós somos contra as agressões físicas mas a favor da palmada pedagógica , pois ela serve para impor limites as crianças .E muitas vezes a conversa por sí só não basta e aí é preciso uma palmada pra que elas possam atender , ouvir e respeitar os pais.

    JUSSILEICA E LUZINETE 3°C

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião;essa lei invade muito na privacidade
    e no jeito das familias educarem os seus filhos pois
    cabem aos pais saberem o método a ser usado claro que
    muitas vezes os pais usufrui da famosa "palmadinha"
    eu acho que desde que não seja exessiva ao ponto de
    marcar e machucar a criança a palmadinha é sim uma boa forma de impor limites.

    Fernanda e Rafaela Lucia - 3ºC

    ResponderExcluir
  28. Eduque o seu filho através de conversa,carinho e de apoio pois as palmadinhas além de ajuda,faz ainda mais o filho ser desobediente e com comportamentos agressivos.
    Tome cuidado:
    Quem bate para ensinar está ensinando a bater.
    Cristiane e Vanderli 3ºC

    ResponderExcluir
  29. Eu sou a favor da proibiçâo da palmadinha
    pro que tem muitos pais que espancam seus filho
    e isso acaba traumatisando as crianças que acaba revoltando as crianças que quando crese fafem coisas erradas.Nòs samos a favor por que quase todos lugares existem palmada com agressevidade em situaçâo

    Josafà Dorival 3ºC

    ResponderExcluir
  30. Nos somos a favor da nova lei por que nos achamos que um tapa nao leva ninguem a nada.Nao leva um adulto a nada imagine uma criança.

    Diogo e Antônio - 3ºC

    ResponderExcluir