Caros alunos do 3º B e C do Colégio Estadual Filinto Justiniano Bastos, ano 2010, este é um espaço de troca e socialização das aprendizagens e atividades desenvolvidas na disciplina de Sociologia, ministrada pela professora Laiza Miranda. Sejam bem vindos!

terça-feira, 23 de março de 2010

Uma reflexão sobre cidadania

O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 estados, em Faxinal do Céu (PR). Ele foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.
O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.

Depoimentos de jovens participantes do encontro:

"Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu." (E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)

"A maior dica é querer fazer. Se voce é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar." (C.S.Jr., 16 anos, Paraná)

"Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro." (H.A., 19 anos, Amazonas)

Caros alunos, vejam agora esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ScmqbN9Ou1s


Após todas essas leituras e discussões, partiremos agora para a prática:

Nos comentários, exponham as opiniões de voces sobre o que é ser cidadão e o exercício da cidadania; dêem exemplos de ações cidadãs no nosso cotidiano.

Espero a participação de vocês!

Um grande abraço!

31 comentários:

  1. Ser cidadão eh ter seus direitos respeitados e seus deveres cumpridos...
    Ex. de cidadania: Votar e ser votado, ñ destruir o patrimônio publico, direito de ir e vir.

    Ass: Irineu , José Novaes (Zé do Pão) e Vagner Angelo

    ResponderExcluir
  2. Cidadania é onde vive um grupo de pesoas onde elas expressam seus direitos e deveres de cidadão;como por exemplo o voto, pois é o povo que elege os governantes para ficar no poder, e também os nossos documentos que nós transforma em verdadeiros cidadões.

    COMENTARIOS:FLÁVIO E DANIELA
    3ºB

    ResponderExcluir
  3. cidadania ´é a condiçao de cidadão . ser cidadão é o individuo no gozo dos direitos civis e politico de um estado . ser cidadão é aquele que tem seus direitos respeitados e seus deveres cumpridos,apartir dai se faz a cidadania.

    irineu e maria cleide 3 B

    ResponderExcluir
  4. E UM CONJUNTO DE PESSOAS TRABALHADORAS PREUCUPADAS COM O FUTURO E COM O DIREITO DE CONTRIBUIR COM SOCIEDADE.NA SOCIEDADE NINGUEM É MELHOR DO QUE NINGUÉM SOMOS TODOS IGUAIS.A CIDADANIA NÃO É NOS DADA E SIM CONTRIBUIDA.

    ALUNOS: AMANDA E LUIZ CARLOS.

    ResponderExcluir
  5. A cidadania e o ato de nos tornarmos defensores de suas ideias e de seus ideais. a cidadania e a maneira de agirmos em um grupo.De avaliarmos a maneira de pensar e discultirmos a opiniao do grupo.quando colocamos opinioes exercemos a nossa ideia.

    alunos; Tamires Mendes e Jaciara Mendes. 3ºB

    ResponderExcluir
  6. A cidadania é algo muito importante no nosso cotidiano.expressa muitos direitos que cada cidadão idepedente de religião,cor,raça tem na cociedade em que vive.por exemplo, o direito de ter seus documentos,o direito do voto e o dereito de ir e vir.

    ALUNOS:Paulo Henrique e Gabriel
    3ºc

    ResponderExcluir
  7. Ser cidadão não é apenas fazer parte da sociedade.Ser cidadão é ter seus direitos e deveres assegurados, ´é fazer sua parte dentro da sociedade, não somente penssando em você mas em um todo.
    Acidadaniaesta presente em pequenos atos individuais penssando no coletivo, como um simples fato de não jogar lixo na rua, economizar água em sua casa.

    ALUNOS:IARA E DAMARES 3°C

    ResponderExcluir
  8. A palavra cidadãnia representa o cidadão de carater, que sabe lidar na sociedade e que faz valer seus direitos, cumprindo também seus deveres." por exemplo; quando chegar um político prometendo dinheiro para em troca ter seu voto, lembre que o voto é um direito seu que da direitos.

    Jânio Rodriguês e Joelma Oliveira
    3º C

    ResponderExcluir
  9. A cidadania é a capacidade que todo tem de exigir seus direitos e ter conciencia de seus deveres podendo exigilo-os.O voto por exemplo é um ótimo exemplo de cidadania.

    ALUNAS:Neurane e Tatiane
    3ºc

    ResponderExcluir
  10. cidadania é os direitos de cada pessoa na sociedade,ser um cidadão não é só existir, mas cobrar,exigir seus direitos,e também cumprir seus deveres.É direitos de todos nós termos uma boa educação, ótimas condições em saúde,entre outras coisas,mas se nós não tivermos capacidade de cobrar nossos direitos,só ficarão no papel.

    ALUNAS:Cristiana,Samira TURMA: 3ºC

    ResponderExcluir
  11. A cidadania dá as pessoas a possibilidade de participar da vida em sociedade. Ser cidadão nada mais é que exigir seus direitos , como saúde e educação de boa qualidade , mas também cuprir seus deveres como cidadãos conscientes . devemos ser respeitados independentemente da classe social , cor , sexo , enfim , cidadania é isso , cumprir e exigir nossos direitos .

    alunas :Jussileica e Luzinete
    3 C

    ResponderExcluir
  12. Cidadania e conjunto de cidodoes onde vivem em determinado lugar ;ou seja cidadania e um conjunto de pessoas que agem juntos pelos seus direitos.cidadania expressa um conjunto de direitos que da a pessoa a posibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.a cidadania e importante,por que com ela damos passos importantes com o processo de redemocratizacao e a constituicao do lugar em que vive.

    alunos; Diogo Alves,Dorival,Antonio. 3ºC

    ResponderExcluir
  13. A cidadania nada mais do que um jeito de reconhecer o cidadao para que ele possa desfrutar de seus direitos e deveres.Alguns direitos do cidadão é uma assistência a saúde ,educacão qualificada e uma boa alimentação e seus deveres manter a cidade limpa ;presevar o patrimonio publico.

    Andressa, Pricila,Itila 3ºC

    ResponderExcluir
  14. Ser cidadão eh cumprir seus deveres, Batalhar e usufluir de seus direitos; ex. Votar e ser votado, trabalhar, agir de acordo com a nossa constituição... Em fim cidadania eh viver dignamente, eh não dizer amém para tudo, eh lutar por um mundo melhor.

    Vagner Angelo e Tatiane Mendes, 3º B.

    ResponderExcluir
  15. SER CIDADÃO É UMA FORMA DE EXERCER UM CONJUNTO DE DIREITOS QUE DA A PESSOA A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAR ATIVAMENTE DA VIDA E DO GOVERNO DO SEU POVO.
    O CIDÃO TEM QUE COMPRIR SEUS DEVERES,BATALHAR PELA MELHORA DE SUA POPULAÇÃO.



    ALUNOS:VAGNER SILVA E FERNANDO SANTOS.

    ResponderExcluir
  16. Cidadania eh toda uma nação unida para juntos construir e melhorar um determinado lugar e determinar regras como: Impostos, não fumar em locais fechados.

    José Novaes, Jadson Araujo, 3º B.

    ResponderExcluir
  17. cidadania é oque vivemos todos os dias, como vivemos, como comportamos com as pessoas. todos nós somos cidadões, quando voltamos, colocamos alguem no poder ou tiramos estamos vivendo na cidadania, todos nós temos que terem consciência das nossas escolhas para um mundo melhor.

    COMENTARIOS:ALESSANDRA E MARIA APARECIDA. 3ºB

    ResponderExcluir
  18. A cidadania é um hábito de expressar um conjunto de direito das pessoas, e ter os seus deveres de obter as
    suas decisões na vida.A cidadania é ser um cidadão de bem com a vida e conviver com todos no nosso dia-a-dia.

    alunas;Gisele e Tamires Oliveira.
    3º B

    ResponderExcluir
  19. O que e cidadania?
    E uma tarefa que nao termina,A cidadania e construida a partir da nossa capacidade de ser bons cidadoes e saber nossos direitos para isso temos que ter nossos documentos que comprovam que somos cidadoes .Ex de ser cidadao temos direitos de ter um trabalho ,um nome ,documento,educacao e ter direito a liberdade.
    Alunas;Zilda Mendes e Maria Aparecida Anjos
    3ºB

    ResponderExcluir
  20. Cidadania é o direito de todos ser humano, que o cidadão participe faça valer os seus objetivos e direitos.É uma tarefa que não termina, cidadania é descobrindo, criando, buscando, tomando suas atitudes.A termos um jeitinho para todas as coisas serias que o cidadão faz e pensa e ajir seus direitos.

    COMENTARIOS: EDIVÂNIA
    3ºB

    ResponderExcluir
  21. cidadania e ser livre ter direito a tudo reconhecer seus valores principalmente na hora de cobra os seus deveres votar pagar emposto enfrentar filas ser educados etc.

    Alunas Eumaria Sidneia 3ºB

    ResponderExcluir
  22. Cidadania nos dar o direito de participar do nosso governo,ou seja nos ajuda a participar da nossa vida social.Mas quem não tem cidadania não tem seus direitos reconhecidos além de não participar da vida social,por isso que temos de conquistar a nossa cidadania pois temos capacidade para isso.

    ALUNOS:Fabiana e Michele
    3ºB

    ResponderExcluir
  23. Cidadania é um conjunto de direitos e deveres, assim o cidadão tem seus direitos reconhecido, a importancia da cidadania é justamente para que os deveres e direitos do cidadão seja cumprido, mas para que isso ocorra o cidadão por sua vez deve compreender e coperar.

    ALUNOS: UEDSON E UELTON 3ºB

    ResponderExcluir
  24. A palavra cidadania foi originada do latim "civitas" que significa cidade que pode ser usada para indicar os direitos e também situação politica que a pessoa tem ou pode exercer, onde a pessoa passa a participar com mais afinidade da vida e do governode seu povo, onde existe o respeito aos direitos do consumidor.

    Jorge e Valdinei, 3º B.

    ResponderExcluir
  25. Cidadania para mim é ser um bom cidadão, é ter direito de participar da vida e do governo' uma pessoa que não sabe o que é ,e nem participa da cidania.ex;pagar os impostos,ou fazer coisas que não são impostas.

    Alunos Miguel e Leidivania 3ºB

    ResponderExcluir
  26. cidadania é uma espécie de ponte que nos liga aos nossos direitos e deveres e nos torna cidadaos conscientes.
    cidadania é basicamente ser humilde, e ajudar aqueles que está ao nosso redor.

    Alunas: Eliane e Sheila
    Série: 3ºc

    ResponderExcluir
  27. Cidadania é ser cidadão, ela dá direitos aos seres humanos para estabelecer a situação em que está, ela nos contribui para uma vida melhor em que possamos respolver um problema que estamos indecisos, pois é um direito de todos.
    EX: violência contra as mulheres. È um direito denunciar o agressor para isso existe a lei Maria da Penha.

    Alunas: Christiane e Joelma Jesus 3ºC

    ResponderExcluir
  28. Vivemos em um mundo onde todos falam em cidadania, mas sinceramente nem nós mesmos sabemos o que é exercer a cidadania em sociedade. Para saber o que cidadania é preciso conhecer os nossos deveres e direitos e saber cobrar cada um deles.
    Temos conhecimentos do que é quando exigimos o direito a educação, a saúde, aescola para todos e uma boa educação isso é cidadania.

    Rosileide 3°c

    ResponderExcluir
  29. Muito se ouve, muito se fala a respeito do que é cidadania até que ponto cada um de nós a exerce, é uma questão que necessita muita reflexáo e uma processo de análise para que se chegue a alguma conclusão.cidadania não se dá, se constrói, e com informação e pratica.quem se informa passa a conhecer seus direitos e suas obrigações.

    Viviane,Vanderli,3ºc

    ResponderExcluir
  30. cidadania é viver em uma sociedade,participando de tudo aquilo que é seu, "ou seja"fazendo valer o seu direito e cumprindo com suas obrigações.por EX:nós temos direito a educação, saúde, laser, esporte e muito mais, mas lembre se de que você paga imposto por tudo isso, por isso devemos zelar pelo patrimônio público, pois custou o nosso dinheiro.

    Ernandes e Gislânio 3ºC

    ResponderExcluir
  31. O que é cidadania


    Cidadania é exigir seus direitos e não ter medo de brigar por eles, temos que tomar consciência de nossos deveres para cobrar os nossos direitos.
    Nossa sociedade deve ter um trabalho digno, ter todos os documentos, ter o direito de ir e vir, ter uma moradia, assistência médica para ter uma boa saúde.
    Assim, ser cidadão é exigir seus direitos e cumprir seus deveres, rebater toda forma de preconceito seja ele qual for, e saber que os nossos direitos acabam quando começa o do próximo.

    Alunas: Jaciara, Iolanda e Dalvania
    3º B

    ResponderExcluir